Os sinais de pontução servem, na escrita, para imprimir ritmo à comunicação, auxiliar a compreensão da mensagem, retirando as ambiguidades, e enfatizar-lhe alguns pontos. Logo, a pontuação representa, graficamente, recursos complementares da elocução oral, tais como pausas, modulações da voz (entoação) e destaques de elementos do texto.
Eles podem ter a seguinte classificação:
1) MARCADORES DE PAUSA
1.1. VÍRGULA - Indica uma pausa breve. De um modo geral, podemos afirmar que na ordem direta (sujeito + verbo + complementos) não se usa a vírgula. Utiliza-se ela para:
1.1.1. separar elementos de mesma função sintática:
Ela é alta, bonita, simpática, sincera. (mesma função sintática: predicativo do sujeito)
1.1.2. separar o vocativo:
Carlos, como foi a prova?
1.1.3. separar apostos e certos predicativos:
Pelé, o rei do futebol, foi o maior artilheiro de todos os tempos.
Lentos e tristes, os retirantes iam passando.
1.1.4. intercalar qualquer termo, normalmente de valor explicativo ou adverbial:
Quero dizer, antes de mais nada, que não aprovo a idéia.
1.1.5. separar certas expressões explicativas ou retificativas, como isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, etc:
O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
1.1.6. separar orações adjetivas explicativas:
Os jogadores do flamengo, que são pernas-de-pau, não conseguem melhorar o salário. (todos são pernas-de-pau e não conseguem melhorar o salário)
ATENÇÃO!! Se a oração for adjetiva restritiva, não haverá a vírgula:
Os jogadores do flamengo que são pernas-de-pau não conseguem melhorar o salário. (apenas os pernas-de-pau não conseguem melhorar o salário)
1.1.7. separar orações subordinadas adverbiais deslocadas:
Enquanto o marido pescava, rosa ficava pintando a paisagem.
ATENÇÃO!! Se a oração adverbial vier depois da principal, a vírgula será faciltativa:
A vírgula será facultativa se a oração adverbial vier depois da principal.
1.1.8 separar adjuntos adverbiais deslocados:
Com mais de setenta anos, andava a pé.
ATENÇÃO!! O adjunto adverbial, quando breve, PODE dispensar a vírgula:
Dentro do navio homens e mulheres conversavam. (sem pausa, portanto sem vírgula)
Depois do almoço, fomos ao cinema. (com pausa, portanto com vírgula)
1.1.9. Para indicar a elipse de um termo:
Uns diziam que se matou, outros, que fora para o Acre [=outros diziam que fora para o acre]
ATENÇÃO!! Em contrapartida ao emprego da vírgula para indicar omissão, ela também pode ser usada para indicar excesso - caso da repetição de termos [=pleonasmo] que se antecipam na frase, bem como caso de polissíndeto [=repetição da conjunção e]:
O dinheiro, Jaime o trazia escondido nas mangas do paletó.
E ela chorava, e gesticulava, e gritava.
1.1.10. separar o nome do lugar nas datas:
Salvador, 2 de novembro de 2008.
1.1.11. separar orações coordenadas, exceto as aditivas:
Havia muito serviço, entretanto ninguém trabalhava.
1.1.12. separar orações começadas pela conjunção e em dois casos:
a) quando têm sujeito diferente da primeira oração:
Antônio leu o livro, e Paulo escreveu a carta.
ATENÇÃO!! Com o mesmo sujeito, sem vírgula:
Antônio leu o livro e escreveu a carta.
b) quando a conjunção e não tem valor aditivo:
Pintou a casa de branco, e não ficou satisfeito. [e = mas = valor adversativo]
1.1.13. separar conjunções adversativas e conclusivas deslocadas:
Falou pouco; estava, porém, cansado.
NÃO SE EMPREGA A VÍRGULA NOS SEGUINTES CASOS:
a) entre sujeito e o verbo da oração, quando juntos:
Muitos paulistanos deixam o carro na garagem durante a semana.
ATENÇÃO!! Se entre o sujeito e o verbo houver termo deslocado, terá lugar a vírgula:
Muitos paulistanos, durante a semana, deixam o carro na garagem.
b) entre o verbo e seus complementos (objeto direto e indireto):
Os animais protegem seus filhotes.
c) entre o nome e seu complemento ou adjunto:
Tinha medo de tudo.
d) entre o verbo e o predicativo:
Essa menina é bastante levada.
e) entre oração principal e oração subordinada substantiva:
Não me espanta que você seja tão imaturo.
ATENÇÃO!! Se a oração subordinada substantiva figurar antes da principal, a vírgula será obrigatória:
Que você é um hipócrita, todos nós sabemos.
f) entre oração principal e oração subordinada adjetiva restritiva:
Você foi o único amigo que me apoiou naquele dia.
1.2. PONTO-E-VÍRGULA - Empregado para indicar uma pausa maior do que a vírgula. Emprega-se o ponto-e-vírgula nos seguintes casos:
1.2.1. para separar orações coordenadas de certa extensão, principalmente se uma das orações já apresenta vírgula:
Depois Iracema quebrou a flecha homicida; deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.
1.2.2. para separar os itens de uma enumeração:
O candidato precisa fazer três coisas:
I - chegar com antecedência de uma hora;
II - trazer identidade;
III - trazer o material adequado para a prova.
1.2.3. para separar orações coordenadas adversativas ou conclusivas quando se quer alongar a pausa:
Havia muitas pessoas à minha espera; contudo preferi ficar no escritório.
1.2.4. para separar orações coordenadas quando a conjunção esta deslocada:
Estudou a tarde toda; estava, portanto, preparado.
1.2.5. para separar os considerandos e artigos de decretos, sentenças, petições, etc.:
Considerando que ...;
1.3. PONTO FINAL - Sinal que indica a pausa natural no final de uma frase. Emprega-se nos seguintes casos:
1.3.1. para fechar o período:
Mestre Vitorino morava no mar.
1.3.2. nas abreviaturas:
Sr. (senhor), a.C. (antes de Cristo), etc.
2) MARCADORES DE ENTOAÇÃO
2.1. DOIS-PONTOS - Assinalam uma pausa suspensiva da voz, indicando que a frase não está concluída. emprega-se nos seguintes casos:
2.1.1. para indicar uma citação alheia ou própria:
Já dizia Rui Barbosa: "O homem criando, através do trabalho, assemelha-se a Deus".
2.1.2. antes de uma enumeração:
Tudo ameaça as plantações: vento, enchentes, geadas, insetos daninhos, bichos, etc.
2.1.3. para introduzir um aposto ou oração apositiva:
Só queria algo: seu afeto.
2.1.4. para indicar um esclarecimento, um resultado ou resumo do que se disse:
Mas padre Anselmo era assim mesmo: amigo dos pobres
2.2. PONTO DE INTERROGAÇÃO - Coloca-se no final das interrogações diretas:
Por que derramas tanto amor nos olhos?
2.3. PONTO DE EXCLAMAÇÃO - Emprega-se nos seguintes casos:
2.3.1. depois das interjeições, locuções ou frases exclamativas, exprimindo surpresa, entusiasmo, súplica, desejo, espanto, ordem, indignação, etc.:
Ah! mísero demente! o teu tesouro é falso!
2.3.2. para substituir a vírgula depois de um vocativo enfático:
Colombo! fecha a porta dos teus mares!
2.4. RETICÊNCIAS - São usadas para indicar a interrupção da frase, sugerindo:
2.4.1. dúvida, hesitação, surpresa:
Em terra de olho quem tem um cego...Ih! Errei!
2.4.2. a supressão de trechos de um texto. Nesse caso, as reticências ficam entre parênteses ou podem ser usados quatro pontos em vez de três:
"(...) um vício cujas raízes obscuras eu mal ousaria tentar pôr a nu (...)"
"Na primeira semana de agosto,....a frota ancorou em Málaga...."
3) DESTAQUES DE ELEMENTOS DO TEXTO
3.1. PARÊNTESES - Empregam-se nos seguintes casos:
3.1.1. para isolar palavras, locuções ou frases intercaladas no período, com caráter explicativo, as quais são proferidas em tom mais baixo:
"O Cristiansmo (escreveu Chateaubriand) inventou o órgão e fez suspirar o bronze."
3.1.2. Ás vezes substitui a vírgula ou travessão:
Uma vez (contavam) a polícia tinha conseguido deitar a mão nele.
3.2. TRAVESSÃO - É um traço maior que o hífen. Usa-se:
3.2.1. nos diálogos, para indicar mudança de interlocutor ou início da fala de um personagem:
"- Você é daqui mesmo? perguntei.
- Sou, sim senhor, respondeu o garoto."
3.2.2. para separar expressões ou frases intercaladas, substituindo a vírgula ou parênteses:
Um bom ensino básico - diga-se mais uma vez - exige a valorização do professor.
3.2.3. para ligar palavras em cadeia de um itinerário:
A via férrea São Paulo-Sorocaba.
3.3. ASPAS - Usam-se as aspas para:
3.3.1. indicar citação de frase alheia:
Napoleão disse: "Do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam".
3.3.2. realçar uma palavra ou expressão dignas de nota ou de sentido irônico:
"Ordem e Progresso" é o nosso lema.
3.3.3. indicar palavras estrangeiras, arcaísmo, neologismos, termos de gírias, erros gramaticais, etc.:
Gosto de visitar os "sites" de educação da "web".
3.4. COLCHETES
3.4.1. Tem a mesma finalidade dos parênteses; todavia seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, científico:
"Luzente. [Do lat. lucente.] Adj. 2 g. Que luz ou brilha."
3.4.2. Na transcrição de um texto, indicam inclusão de palavra(s):
"O [peixe] do meio trazia uma concha na boca..."
Questões que tratam deste assunto:
Questão 6 da prova do CESPE - TEC. SUPERIOR DETRAN/ES (2010)
Questão 8 da prova do CESPE - BANCO DO AMAZONAS SA (2010)
Questão 13 da prova do CESPE - BANCO DO AMAZONAS SA (2010)
Questão 14 da prova do CESPE - BANCO DO AMAZONAS SA (2010)
Questão 6 da prova da FCC - TRT-MG (NÍVEL SUPERIOR 2009)
Questão 11 da prova da FCC - TRT-RS (TEC.JUD.2011)
Questão 12 da prova do CESPE - INMETRO (NÍVEL SUPERIOR 2009)
Questão 5 e 15 da prova da FCC - TRT-SE (TEC.2010)
Questão 9 e 13 da prova da CESPE - EMBASA (2009)
Questão 7, 8 e 20 da prova da FCC - TRT/MG (TÉCNICO/2009)
Questão 17 da prova da FCC - TRT/CE - (ANALISTA/2009)
Questão 5 da prova da FCC - TRT/MA (TEC.JUD.2009)
Questão 18 da prova da FCC - TRT/MA (TEC.JUD.2009)
Questão 66 e 71 da prova da ESAF - ATA-MF/2009
Questão 35 da prova da AOCP - DESENBAHIA (2009)
Questão 7 da prova da CONSULTEC - PGE/BA (2008)
Questão 7 da prova do CESPE - IBAMA (SUPERIOR 2009)
Você pode se interessar por figuras de linguagem.
4 comentários:
Assim que descobri esse seu site, me encantei. A cada dia que passa, também tenho me apaixonado mais pela nosso língua.
Eu tenho uma dúvida. Enquanto estudava Direito Processual Civil para uma prova na faculdade, me deparei com a seguinte oração:
"É defeso, a quem ainda não depôs, assistir ao interrogatório da outra parte."
Minha pergunta é: Esse termo deveria estar isolado por vírgulas?
Muito embora a maioria dos livros atualmente se limite a "regras gerais" e "principais casos", como sabemos, não se deve separar o objeto direto do indireto.
Desta forma, se considerarmos os termos "a quem ainda não depôs" e "assistir ao interrogatório da outra parte" oração subordinada subst. obj. indireta e oração sub. subst. obj. direta, respectivamente, a vírgula não deveria estar ali.
Por outro lado, pelo fato do sentido se manter igual ao colocar a frase na ordem direta, fiquei na dúvida. Neste caso, sem prejuízo do significado, ficaria:
"A quem ainda não depôs é defeso assistir ao interrogatório."
Então, fica aí a dúvida.
Aguardo sua resposta, correção.
Grande abraço
Tenho uma dúvida, Moisés.
Analisemos a frase que está abaixo do título do Blog:
"[...] o blog traz o tópico 'Frases erradas na mídia' que explica os erros e suas correções."
Por se tratar de uma subordinada adjetiva explicativa, a expressão "que explica os erros e suas correções" não deveria ser antecedida de vírgula?
Parabéns pelo Blog!
Vitorenner, você está certo. Faltou a vírgula, pois esta oração é subordinada adjetiva explicativa. A restritiva é utilizada quando queremos destacar uma parte do todo, o que não é o caso.
Agora, como o título é uma imagem que eu pedi pra fazer, a correção pode demorar um pouco, mas será feita.
Parabéns pela participação. Continue assim.
Com relação à frase...
"É defeso, a quem ainda não depôs, assistir ao interrogatório da outra parte."
...não deve haver vírgulas porque não se separa o sujeito + verbo + predicativo nem o nome do seu complemento.
Assistir ao interrogatório da outra parte = sujeito oracional
É = verbo
defeso... = predicativo do sujeito
a quem ainda não depôs = oração subordinada substantiva completiva nominal.
Na ordem direta: Assistir ao interrogatório da outra parte é defeso a quem ainda não depôs.
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